De 16 a 24 de maio a Encíclica Laudato Si (Louvado Seja), comemora o 5° aniversário de sua publicação. A Arquidiocese de Manaus em sintonia com a CNBB e em parceria com a Coordenação de Pastoral Arquidiocesana, o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES), a Rede Eclesial Panamazônica (REPAM) e a Rede Um Grito Pela Vida EDE UM GRITO PELA VIDA, estão desde o inicio do mês de maio, promovendo atividades em comemoração a data, entre elas: Lives com temas da Laudato Si, Estudos da Exortação Querida Amazônia e Círculos Bíblicos.
De acordo com a presidente do Conselho de Leigos da arquidiocese, Patrícia Cabral, durante a semana Laudato Si, as paróquias e áreas missionárias serão motivadas a celebrarem um tríduo, com um material para estudo que será enviado aos padres e coordenadores pastorais e disponibilizado no site da Arquidiocese de Manaus para que sejam utilizados durantes as lives, círculos bíblicos, celebrações e encontros.
“Durante a semana, a Arquidiocese de Manaus elaborou um roteiro com três encontros, trazendo os textos da Laudato Si na reflexão através dos três olhares: olhar amoroso, o olhar cuidadoso e o olhar esperançoso. Também abordando à realidade da Arquidiocese nos pontos que ela coloca no plano de evangelização. Esse material será distribuído para os padres e coordenações pastorais, para que possam, mesmo no isolamento físico, estarem divulgando nas redes sociais”, disse Patrícia.
Na abertura da semana, neste sábado dia 16, será divulgado um vídeo onde, o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, clamará pela participação de todos falando da importância da Laudato SI para nossas vidas. Segundo o arcebispo, a Laudato Si não marcou apenas a história da igreja, mas a história de toda a humanidade, é uma carta papal que nos ensino a ter um outro olhar sobre a Casa Comum, sobre a natureza e a convivência humana em sua totalidade.
“Estamos celebrando cinco anos da publicação da Laudato Sí, um texto exortativo do Papa Francisco que marcou a história da igreja e da humanidade, pois tem nos despertado para a grandeza e a importância da vivência humana em sua totalidade e, essa carta do Papa vem nos ajudar a abrir os olhos para termos uma outra postura na Casa Comum e um outro olhar com relação à natureza. Vamos procurar ler o texto, rezar o texto que vai nos ajudar a viver e dar um futuro melhor aos nossos filhos e filhas”, comentou o arcebispo.
Todos são convidados a participar e realizar o Círculos Bíblicos em família ou através da internet os Círculos Bíblicos.
Acesse a Carta de motivação aos agentes de pastorais
E baixe através deste link o Roteiro de Círculos Bíblicos 👇🏻👇🏼👇🏽👇🏿👇🏾
Fonte: Arquidiocese de Manaus